Marcar 1ª Consulta

Periodontia é ciência que diagnostica, previne e trata as doenças da gengiva e do osso que dá sustentação aos dentes.

Porque se deve fazer um exame peridontal?

Para prevenir doenças mais graves. Um exame periodontal é a forma fácil de determinar como está sua saúde bucal. No exame, uma micro sonda milimetrada é inserida entre os seus dentes e a gengiva para verificar sua saúde periodontal.

Desta forma é possível diagnosticar com precisão a necessidade de tratamento da doença periodontal, podendo assim evitar problemas futuros como a perda de dentes ou a necessidade de implantes. Este simples exame pode ajudá-lo a conservar seus dentes por toda a vida.

Quem precisa fazer este exame?

Todas as pessoas precisam fazer o exame periodontal. Este exame é uma forma de prevenir problemas mais graves como infecções e perdas dos dentes. Se você nunca fez este tipo de exame converse com seu dentista e marque já uma consulta. Prevenir é melhor do que tratar.

O que é a placa bateriana ou biofilme?

Trata-se de uma película pegajosa e incolor(biofilme), constituída de bactérias, ácidos e açúcares, que se forma sobre os dentes. É a principal causa da gengivite. Se não for removida diariamente, endurece e forma o cálculo, (tártaro).

Como sei se tenho placa bacteriana nos dentes?

Todos nós temos placa bacteriana, porque as bactérias estão sempre presentes na nossa boca. As bactérias aproveitam os nutrientes contidos nos alimentos que ingerimos, e aqueles contidos na saliva, para se desenvolver. A placa causa as cáries quando os “ácidos” que ela produz atacam os dentes. Sofrendo estes ataques repetidamente, o esmalte dos dentes pode se desfazer e abrir caminho para a formação de cáries. Não retirar, a placa bacteriana pode também irritar a gengiva ao redor dos dentes, originando a gengivite (as gengivas ficam vermelhas, incham e sangram), periodontite e perda dos dentes.

O que é o cálculo (tártaro)?

Tártaro, ou cálculo, é a placa bacteriana que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. Além disso, o tártaro dá à placa bacteriana um espaço maior e propício para crescer, o que pode levar a problemas mais sérios como a gengivite e a periodontite.

O tártaro não só prejudica a saúde dos dentes e das gengivas, mas também é um problema estético,pois absorve e mancha com corantes fortes, exemplo fumo, chá, café, vinho tinto etc.

Como saber se tenho cálculo (tártaro)?

Ao contrário da placa bacteriana que é uma película incolor, o tártaro é uma formação mineral facilmente visível, se estiver acima do nível da gengiva. O sinal mais comum é uma cor castanha ou amarela nos dentes na região da margem gengival. Só o dentista pode diagnosticar e remover o tártaro.

O que é a doença periodontal?

Doença periodontal é uma doença infecto-inflamatória que acomete os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (cemento, ligamento periodontal e osso) dos dentes. Caracteriza-se pela perda de inserção do ligamento periodontal e destruição dos tecido ósseo adjacente.

A evolução deste processo leva à perda dos dentes, pois o comprometimento e a destruição, pela acção bacteriana, acumulação de tártaro e inflamação destas estruturas colaboram para a formação de bolsas periodontais que levam à mobilidade e consequente perda dentária.

São três os estágios da doença periodontal:

Gengivite: Este é o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva. Se a escovação e o uso do fio dental diariamente não forem suficientes para remover esta placa, ela produzirá toxinas que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite. Você pode notar algum sangramento durante a escovação e o uso da fita dental. Neste primeiro estágio da doença, o dano pode ser revertido, desde que o osso e o tecido conjuntivo que seguram os dentes no lugar não tenham sido atingidos.
Periodontite: Neste estágio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados. Ao redor da gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos, a placa bacteriana, cálculos e ácidos. O tratamento dentário adequado e a higiene bucal minuciosa, em geral, podem ajudar a prevenir danos maiores.
Periodontite Avançada: Neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem de lugar ou se tornem abalados. Isto pode afectar a forma de morder e, se o tratamento não for realizado atempadamente ocorrerá a perda dentária.

Especialidade (para escolher varias prima ctrl)

Data preferencial para a consulta (ex. terça-feira dia 3 de outubro..")

Periodo preferencial para a consulta

Mensagem ou dados adicionais