1ª Consulta Gratuita

A Odontopediatria é uma especialidade da medicina dentária que oferece aos bebés, crianças e adolescentes, um tratamento adequado a cada faixa etária, além de orientar corretamente as gestantes. A primeira visita da criança ao Odontopediatra deve ocorrer por volta dos seis meses, com o início da erupção dos primeiros dentes. Nesta visita, a mãe receberá orientações sobre: dieta, higiene, aplicação de flúor, transmissibilidade da cárie, uso adequado do biberon e da chuxa, bem como correcção de maus hábitos como a sucção do dedo.

A presença dos dentes de leite é muito importante porque guia a erupção dos dentes permanentes, mantendo o equilíbrio harmônico no crescimento das estruturas da face (dentes, ossos e músculos). Um dente de leite comprometido seriamente por um processo de cárie poderá levar a uma infecção, acarretando a má formação do dente permanente. Além disso, quando nos deparamos com crianças esteticamente comprometidas, percebemos que ocorrem nelas uma dificuldade de comunicação e integração social.

A medicina dentária actual é preventiva, no sentido de promover a saúde oral, evitando a cárie nas crianças como também trabalhando a fala, a deglutição e a mastigação. Estas funções são importantes para o crescimento e desenvolvimento das arcadas dentárias.

Informação aos pais

A cárie dentária é uma doença infecto-contagiosa causada por bactérias alimentadas pelos restos alimentares que ficam retidos nos dentes , formando sobre eles uma película chamada placa bacteriana. Com a escova e o fio dental poderá removê-la e o odontopediatra irá orientá-lo sobre a melhor maneira de realizar a higienização bucal do seu bebé.

Hábitos saudáveis aprendidos nos primeiros meses de vida do seu filho serão levados para a vida adulta. Faça a limpeza da boca de seu bebé com uma gaze humedecida em água  3 vezes por dia sem friccionar muito ,apenas para remover o leite estagnado na cavidade bucal. Antes de surgirem os primeiros dentes no seu bebé deve procurar o dentista para receber orientações sobre higiene.

Protecções adicionais:

  • Flúor: é um dos grandes agentes de redução da cárie dentária, entretanto deve ser administrado apenas quando houver necessidade. O odontopediatra avaliará essa necessidade, conforme cada caso, pois o flúor usado em excesso poderá causar manchas e defeitos nos dentes de seu bebé.
  • Selante: é como um esmalte que impermeabiliza os dentes, dificultando a retenção de restos de alimentos e a instalação da cárie. Deve ser realizado também apenas quando houver necessidade, por isso é importante a orientação de seu dentista.

Conheça os cuidados essenciais para deixar a sua família longe das cáries:

Higienize os dentes de seu filho de acordo com a técnica e nos horários sugeridos.
Lembre-se: seu filho não nasce com os microorganismos que causam a cárie: não o contamine, assoprando sua comida, oferecendo alimentos de seu prato, beijando-o na boca, emprestando sua escova de dentes para ele.
Mesmo que ele já tiver sido contaminado com os micro organismos que provocam a cárie, se você cuidar de sua higiene bucal e tiver bons hábitos alimentares, ele estará livre da cárie e doença periodontal (gengivites).
Mãe e o pai também devem ter boa saúde oral, com bons hábitos de alimentação e higiene bucal.
Nada acontece por acaso. Bons dentes e boa saúde são o resultado de dedicação de sua parte. A criança não tem elementos para decidir o que é adequado. A assiduidade nos retornos ao dentista poderão poupar tempo e inconvenientes.
Informe-se sobre o próximo procedimento aconselhável para o caso de seu filho. Verifique e empenhe-se para retornar para a próxima actividade preventiva na data ideal sugerida.
Não administre medicamentos sem conversar com o pediatra e odontopediatra. Não hesite em nos ligar em caso de qualquer dúvida e nas emergências. Evite os atendimentos em pronto-socorros, preferindo os profissionais que já conhecem seu filho.
Os educadores e os avós também precisam ser bem informados. Se não os sensibilizar, todos os nossos esforços serão em vão. Eles podem participar em programas específicos e podemos ajudá-los caso vocês não conseguirem esta cooperação.

Especialidade (para escolher varias prima ctrl)

Data preferencial para a consulta (ex. terça-feira dia 3 de outubro..")

Periodo preferencial para a consulta

Mensagem ou dados adicionais