Marcar 1ª Consulta

Ortodontia é um ramo da medicina dentária que especializa-se no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentarias e faciais. O termo técnico para estes problemas chama-se “maloclusão”, que significa “mordida errada.” A prática da ortodontia requer habilidade profissional no design, aplicação e controle dos aparelhos corretivos (bráquetes) para levar os dentes, lábios e arcadas à um alinhamento apropriado e alcançar um equilíbrio facial.

Por que acontecem os problemas dentarios e faciais?
A maior parte das maloclusões são hereditárias, mas algumas são adquiridas. Problemas hereditários incluem apinhamento dos dentes, espaço demasiado entre os dentes, dentes em excesso ou em falta, fendas lábio-palatinas e uma grande variedade de outras irregularidades das arcadas e da face. Problemas adquiridos podem ser causados por sucção de dedo, deglutição atípica, vias aéreas superiores obstruídas por amígdalas ou adenóides avolumadas, doenças dentais, ou perda prematura de dentes decíduos ou permanentes. Seja adquirida ou hereditária, muitos destes problemas afectam, não apenas o alinhamento dos dentes, mas também a aparência facial.

Por que o tratamento ortodôntico é importante?
Todos querem um sorriso bonito – e todos deveriam ter um. O objectivo do ortodontista é alcançar ambos para os pacientes. Dentes apinhados e tortos são difíceis de limpar e manter. Isto pode contribuir para condições que causam, não apenas cáries dentárias mas eventualmente doenças periodontais e perda dentária. Outros problemas ortodônticos podem causar desgaste anormal das superfícies dentárias, stress excessivo nos ossos que suportam os dentes e nos tecidos gengivais. Quando deixado sem tratar, muitos problemas ortodônticos podem tornar-se pior. A importância de um sorriso atraente não deveria ser substimado. Uma aparência agradável é um atributo vital para a auto-confiança de um indivíduo. A auto-estima de uma pessoa frequentemente melhora na medida que os dentes, lábios e face são conduzidos à uma harmonia. Neste caso, tratamento ortodôntico pode beneficiar sucesso social ou profissional, bem como melhorar a atitude geral de uma pessoa em relação à vida.

Quando um tratamento ortodôntico dever começar?
Não existe uma resposta específica para esta pergunta, porque cada problema ortodôntico determina sua melhor época para iniciar. Por esta razão, a Associação Americana de Ortodontistas recomenda que todas as crianças deveriam visitar um ortodontista aos 7 anos de idade, ou mais cedo, se um problema for detectado pelos pais, dentista da família ou pediatra. Isto pode o surpreender, uma vez que tratamento ortodôntico geralmente é associado a adolecentes. Entretanto, um exame precoce proporciona ao especialista em ortodontia determinar quando uma criança deveria ser tratada com o melhor resultado, no menor espaço de tempo e custo financeiro. Em muitos pacientes, tratamento preventivo alcança resultados que são inatingíveis uma vez que a face e as arcadas tenham terminado seu crescimento.

Tratamento em Adultos também é possível?
Tratamento ortodôntico pode ser aplicado em qualquer idade. Na verdade,  mais de 30% dos pacientes tratados actualmente são pacientes adultos. O processo biológico envolvido no movimento dentário é o mesmo em adultos e crianças. A saúde dos dentes, gengivas e ossos alveolares de um indivíduo é o que é mais importante na determinação da probabilidade para melhorar o sorriso e a saúde dentaria de um paciente adulto. Os ossos faciais de um adulto não crescem mais. Assim sendo, certas correções não podem ser alcançadas apenas com os bráquetes. Entretanto, mudanças faciais significativas estão agora sendo alcançadas com uma combinação de procedimentos cirúrgicos e ortodônticos para indivíduos que escolhem receber este tipo de tratamento.

problemas_ortodonticos

Especialidade (para escolher varias prima ctrl)

Data preferencial para a consulta (ex. terça-feira dia 3 de outubro..")

Periodo preferencial para a consulta

Mensagem ou dados adicionais